Release


Texto inédito no Brasil estreia no Teatro Novelas Curitibanas

A ALAMEDA Cia. Teatral estreia, dia 16 próximo, o espetáculo FOTOMATON, texto do autor venezuelano Gustavo Ott, inédito no Brasil.

Resultado do projeto selecionado pelo Edital de Ocupação do Teatro Novelas Curitibanas, pela Fundação Cultural de Curitiba através do Fundo Municipal de Cultura, FOTOMATON é um espetáculo-solo dirigido por Max Reinert – da Téspis Cia de Teatro, de Santa Catarina – que estréia seu primeiro trabalho em Curitiba.

Fruto do contato direto da ALAMEDA Cia. Teatral e do diretor com Gustavo Ott, a montagem brasileira de “FOTOMATON” traz o ator Cristóvão de Oliveira atuando em oito personagens que representam um núcleo familiar desgastado e falido.

O monólogo traz à tona um conflito familiar e caótico, sob o ponto de vista de um homem que morreu vítima da indiferença e insensibilidade de seus parentes. Ali, no necrotério, esperando alguém para reclamar o corpo enquanto o legista não chega para fazer a autópsia, ele vai dissecando sua própria família. É uma reflexão profunda das personalidades de nossa sociedade, de todos os monstros e anjos que habitam nela, uma descrição sarcástica e jocosa assim como uma sátira constante do núcleo que a forma: a família.

Gustavo Ott imprime, em sua dramaturgia, elementos que convergem diretamente com aspectos estéticos e de linguagem que interessam ao grupo, como o nonsense, a frustração, o caos urbano e a violência velada, mais especificamente em “FOTOMATON” sobre o que ele denomina “o estilo macabro latino-americano”.

A crueza de sua escrita se percebe no momento em que observamos a forma como ele trata seus personagens, dotados de grande profundidade e complexidade humanas. Sendo assim, jogos simples, como os encontrados em "Fotomaton", servem para esconder/revelar distintas facetas da sociedade, construindo um painel sarcástico e extremamente verossímil dos tempos atuais, principalmente no que tange às estruturas familiares.

Debruçados sobre a dramaturgia de Gustavo Ott, a ALAMEDA Cia. Teatral já investiu na montagem de “Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas” (2008-2009) e na leitura dramática de “Dois Amores e um Bicho” (2006), ambos dirigidos por Cristóvão de Oliveira – que já traduziu outros textos do venezuelano como “120 Vidas x Minuto” e “Luzes do Século”. Além disso, o grupo prepara um projeto de pesquisa sobre a dramaturgia de Gustavo Ott para o próximo ano, em que realizará a montagem de pelo menos dois textos inéditos.

“FOTOMATON” é um texto agraciado com o Prêmio Municipal de Teatro (1997) e Prêmio Casa Del Artista (1999) e, em 2002, foi eleito para participar do Programa de Dramaturgia de “La Mousson D’Ete en Francia” e de “La Mousson a Paris” na Commedie Française, dirigido por Michael Didym.

Encenar este texto, para a ALAMEDA Cia. Teatral, representa levar essa pesquisa dramatúrgica para além das teorizações e da análise de texto, experimentando uma escrita cênica que dialogue com a linguagem experimentada pelo grupo em seu repertorio, em que privilegiamos o trabalho de ator.


SERVIÇO
Fotomaton – texto de Gustavo Ott
Direção de Max Reinert
Atuação de Cristóvão de Oliveira
No Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1222)
De 16 de abril a 17 de maio
Quinta a sábado às 21h / domingos às 19h
O ingresso é uma lata de leite em pó


*As duas primeiras fotos são de Alice Rodrigues e as duas outras de Chico Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário