Começando a organizar a Babel!

Nessa semana que passou estive novamente em Ctba para ensaiar com Cristóvão.
Ensaiar talvez não seja a palavra certa... digamos que começamos a descobrir um vocabulário em comum.
Conheço o Cristóvão já há algum tempo. Tive a oportunidade de dirigi-lo em alguns trabalhos. Mas, o tempo passa... e é ótimo poder perceber que algumas pessoas seguiram evoluindo com o tempo.
Estive também conversando com nosso cenógrafo (Alfredo) sobre primeiras impressões sobre a encenação. Na próxima semana a idéia é ir conversando particularmente com cada envolvido no processo.
Mas, voltando ao Cristóvão, por já conhecê-lo há bastante tempo, corria o risco de ter uma visão estática sobre ele. Em um trabalho a longo prazo, corre-se o risco de lidar com os atores sempre da mesma maneira. Descobrir quais são as suas "chaves" criativas e ficar em um lugar cômodo, tratando tudo de forma burocrática. Sempre tive sorte nas minhas parcerias na área artística. Trabalho há 15 anos com uma atriz maravilhosa (Denise da Luz) que tem como uma de suas palavras-chave a inquietação. Ela, inclusive, é dona das maiores visões críticas sobre meu trabalho de direção, levando-me a buscar sempre evoluir, mesmo quando o "sucesso" parecia ter sido alcançado. Essa visão "dinâmica" sobre o trabalho e sobre as pessoas que tentamos manter dentro de nosso trabalho, me ajudou nesses primeiros trabalhos sobre FOTOMATON.
Tomar um tempo para tentar entender o pensamento do ator e da minha assessora de direção (Lucilla) pode parecer para alguns um desperdício. Não para mim. Nos próximos 04 meses estaremos empenhados em construir um trabalho feito a partir de diálogo e não de vícios. Um trabalho feito com um olhar interessado em aproveitar o que de melhor cada um pode oferecer. Um trabalho baseado em doação e troca. Para isso é necessário deixar claro em quais coisas cada um acredita. Falar... falar... falar... (e acreditem eu falo muuuito!) Defender seus pontos de vista e abandoná-los ao mais simples e pequeno sinal de que existe outra visão mais interessante.
O momento é de receber e angariar idéias, visões, pontos de vista. Construir 500 horas de material para depois transformá-las em 50 minutos de espetáculo.

por MAX REINERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário